badge

quarta-feira, novembro 9

Europa doente

A França está a viver tempos conturbados e os actos violentos que, nos últimos 15 dias, têm fustigado os arredores de Paris são prova disso. O Primeiro-Ministro Villepin tenta controlar a vaga de violência com soluções de recurso e com promessas difíceis de cumprir a curto prazo, como a recuperação e requalificação dos bairros que circundam Paris, habitados na sua maioria por franceses de origem argelina e outros imigrantes do norte de África.
Estes graves eventos estão a acontecer em França mas podem acontecer em qualquer Estado membro da União Europeia. A situação dos imigrantes em todos estes países é, na sua grande maioria, precária. O que leva os filhos dos imigrantes, já nascidos na Europa, a adoptar uma postura de revolta contra o país que os acolheu ou pela falta de oportunidades de trabalho ou, simplesmente, por não existir nenhum vínculo histórico ou cultural que lige esses jovens à sua nova pátria.
Como é que se resolvem estes problemas? Não com o actual modelo social europeu, que está profundamente desactualizado, mas sim com uma nova política económica para a Europa, uma política urgente que crie novos empregos e que ajude os imigrantes a integrarem-se com condições dignas. Também é necessária uma revisão às políticas de imigração, é importante travar imediatamente a constante entrada de imigrantes ilegais até a solução dos que já estão em solo europeu estar resolvida.
Apesar de ser contra a entrada da Turquia na União Europeia, tenho que admitir que a Europa precisa de imigrantes, e que, se estiverem devidamente legalizados e empregados podem dar um importante contributo para o projecto europeu.

terça-feira, novembro 8

Presidenciais V

No meu post, Presidenciais II, disponibilizei os links das candidaturas dos respectivos candidatos. Faltou-me o de Garcia Pereira e logo fui alertado por Alexandre Silva para essa grave omissão. Eu respeito o Dr. Garcia Pereira, é um homem de causas, que sempre defendeu as suas ideias, nunca virou as costas ao seu partido nem nunca recusou um combate eleitoral. A minha questão é a seguinte: Porque é que Garcia Pereira não apoia a candidatura de Jerónimo de Sousa? Haverá assim tantas diferenças entre os seus manifestos eleitorais, não querem ambos melhores condições para os trabalhadores? Visto que isto é uma eleição presidencial não entendo porque é que o MRPP não apoia a candidatura do candidato comunista.

Mudanças

O Mind Wizards mudou de nome, apesar de manter o site www.mindwizards.blogspot.com , o blog chama-se agora Alvitres Despretensiosos. Passou também a ser possível enviar os posts por mail na zona dos comentários.

segunda-feira, novembro 7

Presidenciais IV

Cavaco Silva é o candidato que lidera as últimas sondagens. O homem tabu, gere o seu silêncio com habilidade evitando expor-se demasiado, mantendo assim a sua aura de "salvador da pátria". Cavaco foi Primeiro Ministro quando Portugal passou a receber os milhões da Europa e, justiça lhe seja feita, modernizou um país onde faltava muita coisa. Durante uma década liderou dois governos de maioria absoluta , embora nos últimos anos a situação social fosse insustentável, o poder deixou Cavaco autista aos problemas do país e isso reflectiu-se na sua derrota para Jorge Sampaio nas candidaturas presidenciais em 1996.
Agora, dez anos depois da sua calculada ausência, Cavaco surge com ambições presidenciais. Mas será o candidato tão necessário que muita gente pensa e quer? Na minha opinião, não. Eu até percebo os argumentos das várias pessoas que querem o professor em Belém. A falta de credibilidade na política, a constante crise económica, o governo de maioria socialista, a candidatura de Mário Soares, entre outros fazem com que Cavaco seja visto como o garante da estabilidade nacional. É um homem austero, que sabe das contas e que não admite grandes agitações sociais mas será só isso importante para um Presidente? É óbvio que é importante, mas falta a Cavaco uma simpatia natural, uma cultura geral vasta e uma maior sensibilidade para os problemas dos portugueses, bem como uma opinião formada sobre assuntos internacionais.
Estas eleições vão ser bastante mediáticas mas não vão trazer ao país a estabilidade e a seriedade tão necessária. A renovação política é urgente!

Jagermusic.com - Bands, MP3s, Concerts, Photos, Videos, Recipes, and More