badge

sábado, junho 19

Força Portugal!!!

Amanhã realiza-se o jogo que vai parar o país. O Portugal - Espanha vai decidir quem passa aos quartos-de-final. Apesar de parte do meu sangue ser espanhol, vou gritar sempre por Portugal!

O meu esquema de jogo 4*4*2
A minha equipa
Ricardo
Paulo Ferreira
Ricardo Carvalho
Nuno Valente
Costinha
Deco
Simão
Ronaldo
Pauleta
Postiga



Que fazer com esta Europa?

No dia 13 de Junho, foram eleitos os 24 deputados portugueses para o parlamento europeu. 12 para o PS, 9 para a coligação Força Portugal (PSD/CDS-PP), 2 para a CDU (PCP/Verdes) e 1 para o bloco de esquerda. Não vou negar a minha satisfação com estes resultados mas convém lembrar que nos restantes países europeus, a viragem à esquerda não foi total e o Partido Popular Europeu, continua com a maioria dos deputados, ou seja, a direita continua a ditar as regras em Bruxelas. Mas sobre a Europa e o que aí vem para o nosso país falarei noutra altura. Agora, vou apenas referir-me, ao impacto que os resultados das eleições tiveram no nosso país.
Irritou-me profundamente esta "futebolização" da campanha eleitoral, ora se mostravam cartões amarelos ou se gritava força Portugal, não me julguem mal, sou um grande adepto da nossa selecção, mas a obesessão com o Euro2004 e os dividendos que os partidos esperavam alcançar com a mesma, pareceu-me ridículo.
As reacções dos vários partidos, em particular dos seus líderes e cabeças de lista, também merecem especial atenção. Durão Barroso, veio a público dizer que tinha entendido a mensagem que os portugueses lhe deram, prometendo ainda mais trabalho, tentando desdramatizar os resultados eleitorais (mas será que alguém ainda acredita neste homem que tem uma ministra das finanças que gere o país como se fosse uma mercearia de má qualidade). Paulo Portas, disse à imprensa que estas eleições são para o parlamento europeu não para o governo do país e culpou a abstenção da derrota da coligação. Devo aqui dizer ao amigo Portas, que se não fosse pela coligação, o CDS/PP, nem um deputado elegia. O povo sabe quando as coisas estão mal.
Na esquerda, as vitórias foram celebradas em tons diferentes. No PS, Ferro Rodrigues, tem a oportunidade de mostrar o que vale e anunciou a sua recandidatura à liderança do partido, esta vitória mostra que o povo ainda acredita que o PS, é a única oposição credível a este governo. Na CDU, Carvalhas, como sempre pede um cartão vermelho para o governo, queixa-se do voto útil mas não impede o PCP de ir perdendo votos em cada acto eleitoral. Apesar de achar o discurso do PCP velho e repetitivo, não posso deixar de ter pena que Odete Santos, uma mulher carismática e inteligente, não tenha sido eleita. Era uma mudança de ar no parlamento europeu.
A grande surpresa e o meu maior foco de curiosidade vai ser a prestação de Miguel Portas, o candidato do Bloco de Esquerda, em Bruxelas. Embora ache que o discurso dos bloquistas e em particular de Francisço Louçã deve ser pautado por menos acusações bruscas ao governo e uma maior coperação entre as esquerdas. Não adianta fazer barulho se continua tudo na mesma.

sexta-feira, junho 18

Preso por ter Rato

O texto seguinte, é da autoria de Ricardo Araújo Pereira, comediante brilhante e arguto analista político. Espero que ele não se importe que eu partilhe convosco o texto por ele escrito no INIMIGO PÚBLICO de 18/6/2004. Quem me conhece sabe que eu tinha que mostrar esta peça.
"Como toda a gente sensata, deixei de frequentar o Rossio quando Vasco Rato(*) ameaçou que, caso não existissem armas de destruição maciça no Iraque, se despiria lá. A hipótese de, um dia, podermos ser confrontados com as reaccionaríssimas (e translúcidas, receio bem) pendurezas de Vasco Rato, encheu muitos de nós de justificado pavor.
Porém, a minha opção teve tanto de higiénico como de incómodo: evitar o Rossio obriga-me a passar pelas Amoreiras e suportar os embaraços que as obras do túnel causam no trânsito. Em todo o caso, entre a contemplação do orifício que Santana Lopes fez na cidade ou a dos que a mãe Natureza entendeu fazer no Vasco Rato, a opção pelo primeiro tem forçosamente de ser reputada de menos má.
É preciso dizer, no entanto, que Vasco Rato teve o bom senso de, pelo menos até agora, não cumprir a promessa. E se do ponto de vista filosófico a atitude se reprova, porquanto Rato falta à verdade, do ponto de vista da preservação paisagística, aplaude-se com estradalhaço.
Portanto, estava tudo a correr muito bem. Nisto, Vasco Rato decide começar a colaborar num blog (oacidental.blogspot.com), onde lembra o que havia dito sobre as armas de destruição maciça: "Atrever-me-ia a dizer que se elas não existirem até poderia andar nú [sic] no Rossio". Assim mesmo, e sempre com o acento em "nu". É uma minudência, dirão. E eu concordo que a ortografia não faz o génio. Mas nunca consigo conter a surpresa quando um docente universitário comete um erro ortográfico, seja ele professor numa universidade a sério ou na Lusíada - como parece ser o caso.
Incomoda-me profundamente que Vasco Rato tenha a sensatez de não pôr a nu o assento, mas persista em pôr o acento em "nu". Quase preferia que fizesse o contrário.
Atenção: eu disse "quase"

(*) Nem toda a gente saberá quem é Vasco Rato. Também não vou esclarecer. São raros os casos em que a ignorância é benigna. Este é, claramente, um deles."

RAP, és um génio!

Europa amiga

O presidente da Comissão Europeia é nosso amigo e quer levar o Durão.
Mas o malandro prefere ficar por cá, e interpretar o sinal que os portugueses lhe deram no último domingo.

Como uma força que ninguém pode parar!

A moda da bandeira nacional nas janelas de todo o país para apoiar a selecção afinal tem outro objectivo. Ao que consegui apurar, as bandeiras de Portugal nas janelas, fazem parte de um plano do Partido Nacional Renovador (PNR) para ressuscitar Salazar.
O plano tem três partes, a primeira consiste em encher o país de bandeiras. Na segunda, os membros do PNR, vão pedir a todos os portugueses através de uma simpática carta, que coloquem uma bola de naftalina junto da bandeira. Para a última fase, os militantes do PNR, vão utilizar um ex-Pide médium com grande poder mental para executar uma reza (O pide médium vai fazer karaoke com a música "Força" de Nelly Furtado), de modo a chamar o presidente do conselho para junto de todos nós.

Empregos....

Na semana passada fui buscar umas análises ao laboratório, quando voltei pensei, existem análises ao sangue, à urina e às fezes. A minha pergunta é esta: Como é a vida do técnico que analisa aqueles cocós dentro de frasquinhos?
Estão a ver a situação num bar entre dois amigos. " Então pá, que tal o teu novo emprego?" "É uma merda, só vejo merda.... " "É pá... não digas isso!" "O que queres que te diga, sou analista de fezes."
É um emprego de merda... literalmente.

10 de Junho... dia da decadência

Pois é, o 10 de Junho é o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portguesas. E neste dia, o Presidente da República distribui umas quantas condecorações por várias personalidades do nosso país, que se destacam em várias áreas da sociedade, desde a política até à cultura. O problema é que as personalidades realmente importantes já foram condecoradas, e o Presidente teve que fazer uma grande ginástica mental para conseguir encontrar este ano pessoas que contribuem para o nosso Portugal.
Lá descobriu uns quantos.... Os Xutos e Pontapés, eu até percebo, cantam em português há mais de 20 anos neste universo de músicas inglesas e americanas. Raúl Solnado, também é justo, um humorista com 40 anos de carreira. Agora.... Maria de Lurdes Modesto??? A rainha da culinária é condecorada no 10 de Junho??? Manuel Luís Goucha e Filipa Vacondeus ou Vá com Deus. (whatever) já mostraram o seu desagrado. Goucha vai fazer greve no Olá Portugal e a Filipa vai deixar de nos vender trens de cozinha Ideiacasa. Há males que vêm por bem.

Jagermusic.com - Bands, MP3s, Concerts, Photos, Videos, Recipes, and More