badge

segunda-feira, novembro 7

Presidenciais IV

Cavaco Silva é o candidato que lidera as últimas sondagens. O homem tabu, gere o seu silêncio com habilidade evitando expor-se demasiado, mantendo assim a sua aura de "salvador da pátria". Cavaco foi Primeiro Ministro quando Portugal passou a receber os milhões da Europa e, justiça lhe seja feita, modernizou um país onde faltava muita coisa. Durante uma década liderou dois governos de maioria absoluta , embora nos últimos anos a situação social fosse insustentável, o poder deixou Cavaco autista aos problemas do país e isso reflectiu-se na sua derrota para Jorge Sampaio nas candidaturas presidenciais em 1996.
Agora, dez anos depois da sua calculada ausência, Cavaco surge com ambições presidenciais. Mas será o candidato tão necessário que muita gente pensa e quer? Na minha opinião, não. Eu até percebo os argumentos das várias pessoas que querem o professor em Belém. A falta de credibilidade na política, a constante crise económica, o governo de maioria socialista, a candidatura de Mário Soares, entre outros fazem com que Cavaco seja visto como o garante da estabilidade nacional. É um homem austero, que sabe das contas e que não admite grandes agitações sociais mas será só isso importante para um Presidente? É óbvio que é importante, mas falta a Cavaco uma simpatia natural, uma cultura geral vasta e uma maior sensibilidade para os problemas dos portugueses, bem como uma opinião formada sobre assuntos internacionais.
Estas eleições vão ser bastante mediáticas mas não vão trazer ao país a estabilidade e a seriedade tão necessária. A renovação política é urgente!

Jagermusic.com - Bands, MP3s, Concerts, Photos, Videos, Recipes, and More