badge

sábado, setembro 13

dá que pensar

Era uma vez... Um povo que habitava as cordilheiras dos Andes eram os Chinchas. Utilizavam a pele de certos animais (as chinchilas) para vestuário e não só! Esses animais eram-lhes associados e herdaram o nome sendo hoje conhecidos por todo o lado como chinchilas! Agora para terem ideia de quando isto foi... o povo chincha foi dominado pelo povo Inca!!! Por essa altura a caça à pele da chinchila diminui pois as peles eram usadas pelos membros da nobreza Inca como símbolo de superioridade.
Mais tarde fama da pele da chinchila chegou a Europa e foi o caos! Em 1899 o Chile exportou 435.000 chinchilas com o triste fim de servirem de casacos e estolas, levando a espécie a beira da extinção. Por essa altura foi proibida a caça... contudo houve um aumento de criação de chinchilas em cativeiro para o mesmo fim das primas selvagens.
Hoje em dia os ambientalistas apertam o cerco manifestando-se de variadíssimas formas contra estas atrocidades! Contudo não me parece que seja suficiente... com os avanços tecnológicos, hoje em dia, há a possibilidade de produzir peles sintéticas com elevada qualidade e quase iguais as peles verdadeiras mais aí entra a futilidade feminina que me irrita profundamente. Quem tira da cabeça das senhoras que um vison verdadeiro é pura e simplesmente uma amostra de vaidade ignorante! Animais como chinchilas, coelhos, lontras, guaxinins, raposas entre outros morrem diariamente e não por uma razão valida! A carne desses bichinhos não é aproveitada como a carne da vaquinha ou do porco. Morrem aos milhares para satisfazer a mesquinhez e a frivolidade de muitas cabeças ocas! Debruçando-me de novo nas chinchilas (tanto havia para dizer sobre elas...) chega a haver sites com as cotações das peles, com as indicações de todos os cuidados para se "produzirem peles da mais elevada qualidade" inclusive os cuidados a ter no momento da curtição das peles os instrumentos a usar etc... basicamente um "faça você mesmo".
Finalmente... as chinchilas atingem cerca de 30 cm quando adultas pesando até 800g... são precisas 120 para fazer um casaco e 25 para fazer uma estola...

sexta-feira, setembro 12

vaga de calor

Não me parece muito promissor escrever o meu 1º blogg acerca do tempo! (até parece que não tenho mais para escrever)
Aqui vem de novo a vaga de calor! hmm Vaga?? Eu diria Cheia! Mas acho que depende um pouco do ponto de vista tal como o teste de personalidade do copo - meio cheio ou meio vazio!
De facto, voltamos ao Julho quente, ao perigo dos incêndios fortuitos ou criminosos e ao tempo das urgências dos hospitais e centros de saúde entupidas com velhinhos e criancinhas desidratados.
A diferença é que a grande maioria da população já está a passar pela "depressão pós-férias" e no fundo... esta (permitam-me que a trate assim) "cheia de calor" não ajuda muito! Arriscamo-nos a um dia sair de casa e ver a classe trabalhadora a chorar pelos cantos envolta num cenário digno de ser chamado "A Grande Depressão" e nem me vou avançar muito acerca das implicações que isso teria... deixo à vossa imaginação!
Aconselho só muita aguinha, suminhos, protector solar e um pedido... não se queixem... Quando vier o Inverno vamos todos lamentar-nos de novo mas dessa vez de forma saudosista.
Mas a realidade é que estou a voltar a ter a esperança de um Natal tropical! ;)

olá!

Eu sou a "mais uma!". Ainda agora estou a sair do meu ovinho e a nascer para este novo desafio! E assim: ainda sujinha dos líquidos amnióticos (queiram desculpar) não resisti em vir aqui dar-vos um olá! Numa altura em que Portugal é solidário com Espanha, em que as ministras suecas já não estão em segurança, em que vivemos num pais com uma paisagem inóspita errr… Numa altura em que todas as coisas de que me ocorre falar são tudo menos boas noticias vou tentar bloggar aqui sobre tudo e sobre nada, de maneira a que por muito más que sejam ao menos não nos surjam tão negras!

História trocada


O primeiro ministro italiano, Sílvio Berlusconi, veio mais uma vez a público deixar uma das suas pérolas verbais, desta vez, referiu-se a Mussolini como um homem benevolente, que nunca matou ninguém, apenas mandava as pessoas de férias para a fronteira.
Berlusconi devia deixar a sua actividade política para se dedicar ao ensino da História, visto que o primeiro ministro italiano está muito bem informado sobre o passado do seu país.
O chanceler alemão Schorder, para não ficar atrás do homologo italiano, já veio também a público dizer que Hitler nunca quis exterminar uma raça, apenas estava chateado com todos os homens que tinha dois testículos. Para quem não sabe o ditador alemão só tinha um testículo, é o chamado ditador ímpar.

Cromos de Portugal

Recentemente ouvi a actriz Ana Bola, falar de uma reportagem que fizeram sobre Lili Caneças num bairro social em Cascais. Lili Caneças é sem dúvida o maior cromo lusitano. Veste-se com as melhores roupas, vai às melhores festas e não trabalha! Esta é a melhor parte!
O que eu reti das palavras de Ana Bola sobre a dita reportagem resume-se a duas situações que acabam por dizer tudo.
Parece que Lili levou umas camisolas para distribuir pelos moradores do bairro, mas antes de oferecer o que quer que fosse fez questão de dizer à pobre coitada que a dita peça de vestuário era Gaultier ou Versace. Ao caminhar mais um pouco, a obtusa Lili repara num grupo de homens que se aqueciam à volta de uma fogueira e diz o seguinte: " Ai que giro, vocês também têm um barbeque!!".
Eu acho que estas situações mostram bem o mundo em que estas "tias" habitam. Vivem sem nenhuma noção de realidade e pensam que polvilham as nossas vidas com cor de rosa. Começem a ajudar quem precisa em vez de andarem pelas festas a dizer que são muito amigas do leiteiro e do padeiro e que adoram pobrezinhos.

sensibilidade e bom senso... tardios

O Presidente do Instituto de Estradas de Portugal (IEP), José Ribeiro dos Santos pediu esta quinta-feira a sua demissão ao ministro das Obras Públicas, depois das reacções à queda da ponte pedonal no IC 19, tendo sido aceite por Carmona Rodrigues.
É pena estes senhores só terem problemas de consciência depois de o mal estar feito. Se tivessem sido feitas inspecções anterioremente, Ribeiros dos Santos não precisava de se demitir. Gostava de o Dr. Portas seguisse este exemplo e deixasse a vida política de parte, para se dedicar a 100% às feiras e mercados que tanto gosta. Em vez disso, o líder do CDS-PP, já veio congratular-se com a entrada de Teresa Caeiro, antiga governadora civil de Lisboa e militante do CDS-PP, para o governo, ocupando o cargo de secretária de Estado da Segurança Social.
Portas e o CDS-PP devem indicar quem será o novo governador de Lisboa. O ministro de Estado e da Defesa, lentamente, vai estendendo os seus tentáculos no país. E vem depois o estácio do Alberto João, a dizer que o aparelho central é controlado pelos comunistas. Haja fleuma para este nosso Portugal

Mais uma!

É com alegria e uma lágrima no canto do olho que recebo mais uma "blogista" nesta casa de bem, que dá pelo nome de Mind Wizards. Chama-se -o nome dela aqui -(não sei se ela o quer revelar) e vai dar mais um folêgo a este blog. Agora já temos a balança equilibrada e vamos continuar a blogar sobre tudo e sobre nada.
Bem vinda!

quinta-feira, setembro 11

Tropas portuguesas no Iraque

Uma questão actual na sociedade portuguesa e que tem levantado opiniões variadas é a do envio de tropas portuguesas para o Iraque. O governo acha que é necessário que Portugal envie um contingente militar em vez do grupo da GNR já destacado para ajudar à estabilização da zona.
Será mesmo necessário enviar tropas para o Iraque? Pessoalmente partilho da opinião do Professor Adriano Moreira que diz que o eventual envio de forças militares para o Iraque deve ser feito sempre sob a direcção das Nações Unidas. Embora ache que não é de relevante importância enviar militares para o Iraque, quando existem problemas maiores no âmbito da defesa nacional. No fundo isto acaba por ser mais uma operação de charme do governo português à administração Bush.

WTC

Já passaram dois anos após terrível atentado ao World Trade Center. Parece que foi ontem...
Lembro-me perfeitamente de ligar a televisão enquanto esperava o almoço, e de ver uma das torres a arder, para minutos depois ver um outro avião a colidir com a segunda torre. É uma imagem que vai marcar para sempre o meu imaginário. As torres a cair, as pessoas a saltar e todo o caos que se desenrola naquele espaço de tempo que mais parece uma eternidade. Nova Iorque é uma cidade especial, não tem nada a ver com as cidades europeias ou qualquer outra cidade do mundo. Nova Iorque é uma montra global, é um "pote" de culturas, de hábitos e de vida. Capaz do melhor e do pior, mas que exerce um fascínio diferente. E para quem já lá esteve sabe o que eu quero dizer.

terça-feira, setembro 9

Big Bordel 4

Ele chegou! Ele voltou! Como menos pompa e circunstância do que nas vezes anteriores, o Big Brother voltou à minha doce TVI. O pobre do Moniz volta a usar uma técnica velha, mas de resultados garantidos para salvar as preciosas audiências e desta vez fala-se em hard core explícito! Oh Moniz! Porque é que não usaste a minha receita para os Genitais de Ouro?!?! Era hard core e também vendia, é que de Big Brother a malta está farta!

Trocas e baldrocas

O simpático Juíz Rui Teixeira, afinal não vai deixar o caso Casa Pia, e mesmo sendo colocado na comarca de Torres Vedras vai continuar a seguir este longo processo. Se os advogados dos arguidos acham que ele não tem condições e se o próprio assumiu com "fair-play" o pedido do seu afastamento pelos advogados dos arguidos, porque que é que o Tribunal da Relação apressou logo as coisas e disse que não havia fundamentos no pedido de afastamento. Já que a nossa justiça é tão lenta, porque é que não é sempre assim. Será que quando lhe convém acelera as coisas?? Eu não quero acreditar nisso..... tenham medo...

Assassínos em potência

Neste domingo que passou, caiu uma ponte sobre o IC 19, felizmente não houve feridos mas faz pensar nos engenheiros e operários de construção civil do nosso país. Será que ninguém quer saber? Será que anda tudo a fazer o trabalho a dormir? É uma tristeza e o mais provável é que esta situação nem chega a ir a tribunal... Que vergonha.

Jagermusic.com - Bands, MP3s, Concerts, Photos, Videos, Recipes, and More