dá que pensar

Mais tarde fama da pele da chinchila chegou a Europa e foi o caos! Em 1899 o Chile exportou 435.000 chinchilas com o triste fim de servirem de casacos e estolas, levando a espécie a beira da extinção. Por essa altura foi proibida a caça... contudo houve um aumento de criação de chinchilas em cativeiro para o mesmo fim das primas selvagens.
Hoje em dia os ambientalistas apertam o cerco manifestando-se de variadíssimas formas contra estas atrocidades! Contudo não me parece que seja suficiente... com os avanços tecnológicos, hoje em dia, há a possibilidade de produzir peles sintéticas com elevada qualidade e quase iguais as peles verdadeiras mais aí entra a futilidade feminina que me irrita profundamente. Quem tira da cabeça das senhoras que um vison verdadeiro é pura e simplesmente uma amostra de vaidade ignorante! Animais como chinchilas, coelhos, lontras, guaxinins, raposas entre outros morrem diariamente e não por uma razão valida! A carne desses bichinhos não é aproveitada como a carne da vaquinha ou do porco. Morrem aos milhares para satisfazer a mesquinhez e a frivolidade de muitas cabeças ocas! Debruçando-me de novo nas chinchilas (tanto havia para dizer sobre elas...) chega a haver sites com as cotações das peles, com as indicações de todos os cuidados para se "produzirem peles da mais elevada qualidade" inclusive os cuidados a ter no momento da curtição das peles os instrumentos a usar etc... basicamente um "faça você mesmo".
Finalmente... as chinchilas atingem cerca de 30 cm quando adultas pesando até 800g... são precisas 120 para fazer um casaco e 25 para fazer uma estola...