badge

segunda-feira, setembro 15

hmmm e que dizem disto???

O nosso Primeiro-ministro Durão Barroso planeia até Setembro de 2004 encerrar todas as escolas com menos de 5 alunos e estende os seus objectivos a encerrar também, mas a longo prazo, escolas com apenas 10 alunos!
A sua meta consiste em escolas com melhores condições e mais concentradas.

Estou a pensar naqueles miúdos de 6 anos que tem o infortúnio de viver no interior, a entrar para a primeira classe e para isso verem-se forçados a acordar as 6 da manhã para percorrer 20 km para chegar a cidade mais próxima onde existe uma escola.
Esses 20 km fazem-se em carreiras que passam em tempos incertos tanto de manhã como a tarde e por isso a certeza de acabar as aulas e ir para casa não existe.
Ou as crianças têm a sorte de ter uma escola com refeitório ou tem que almoçar fora todos os dias… note-se que vivem no interior onde não existem famílias muito abastadas. O estado responsabiliza-se pelo envio de pensões e abonos magros que de pouco servem a uma família com rendimentos mínimos. E o que faz uma criança com 6 anos o resto de tempo que não está na escola e espera por uma carreira que a leve de novo a casa?

Compreendo que pareça um desperdício mandar fundos para manutenção de uma escola com poucos alunos… mas o que fazer? São poucos porque se deu o êxodo rural exactamente porque o interior não oferecia as mesmas condições de vida que os centros urbanos. Não estará mais que na altura de inverter esta situação? Estamos a falar de educação supostamente uma prioridade e um direito fundamental aos cidadãos tal como vem descrito na Constituição da Republica Portuguesa (aquele livro que os ministros deviam ler mais atentamente…)

Parabéns PSD-CDSPP, por mais uma ideia brilhante! Por mais uma pérola politica que tem tudo para impulsionar o sucesso da educação em Portugal! De facto o objectivo e de louvar sim porque todos nós desde que entramos para a escola ambicionamos as ditas “melhores condições”. Mas a mim parece-me que nas grandes cidades o problema da sobrelotação das turmas exerce exactamente o efeito contrário! Traduz-se em menos personalização do ensino, e em menor rendimento escolar por parte de alunos com mais dificuldades. Sim, acabem com as escolas das aldeias e vilas e ponham miúdos de 6 anos a plantar batatas e a guardar cabras!
Vamos fazer futuro de Portugal… andar ao contrário da Europa!

Jagermusic.com - Bands, MP3s, Concerts, Photos, Videos, Recipes, and More