badge

segunda-feira, setembro 29

animais selvagens procuram direitos

Assisti a um programa na RTP1 chamado Planeta Azul dizia respeito a tráfico de animais selvagens e a legislação inexistente. Foi focado entre outras coisas que grande parte dos parques zoológicos não tem as condições mínimas para a existência de alguns animais (excepção feita ao Jardim Zoológico de Lisboa)
Vimos a forma como se comerciam espécies em vias de extinção e traficantes que ao serem apanhados pela polícia são presos e no dia seguinte estão na rua.
Jornalistas com câmaras escondidas procuravam os traficantes manifestando interesse em animais raros. Raros, mas não impossíveis. Pelos vistos no mercado negro consegue-se arranjar de tudo desde araras, leões, tigres, macacos e cobras desde as inofensivas as mais venenosas.

Obviamente não se deve pactuar com o facto de animais serem retirados do seu contexto natural para serem adoptados em casas, circos ou zoos sem as mínimas condições, mas a realidade é outra!
Foi mostrado na peça um individuo açoreano com uma paixão tal por animais selvagens que resolveu construir um mini parque na sua quinta. Informou-se acerca de onde podia adquirir as espécies que procurava. Conseguiu tigres, leoas e panteras.
O ICN (Instituto de conservação da Natureza) foi informado e resolveu intervir. Dirigiu-se um dia a propriedade do tal sujeito com pessoal não qualificado para lidar com a situação. Foram ministradas anestesias aos animais sem a presença de um veterinário. As leoas e os tigres morreram nas mãos daqueles que tinham como pretensão salvar.

Dei por mim a pensar que certo ou errado o “proprietário” dos animais tomava bem conta deles e que se o ICN não tivesse actuado os animais ainda estariam vivos. O mais irónico disto tudo e que ainda hoje deve haver um leão a morar numa quinta no Estoril muito embora as consecutivas queixas apresentadas pelos vizinhos a GNR e a policia Judiciaria, devido ao incomodo causado pelos rugidos.
Devo então concluir que o ICN não é de todo a instituição mais credenciada para resolver estes assuntos já que não entendo porque são retirados animais a uns e não a outros. E já agora gostava de saber que raio de ideia de “conservação da natureza” é essa que em vez de verificar se os animais são ou não bem tratados, entende que a melhor solução e dar overdoses de anestesias e deixar os animais morrer sem o mínimo de dignidade.

A respeito do tráfico e do mercado negro temos uma legislação desde há muito conhecida entre nós… a velha máxima de penalizar o tráfico mas despenalizar o consumo… algo incongruente, não?

Jagermusic.com - Bands, MP3s, Concerts, Photos, Videos, Recipes, and More