badge

sexta-feira, outubro 3

Imigração

Hoje dei por mim a ter pensamentos xenófobos. Sem me dar conta tenho algumas concepções racistas e discriminatórias que não me fazem sentir bem comigo mesma. Lembro-me de uma aula de geografia em que se falava da imigração e dos problemas a ela inerentes e no fundo a minha opinião vai de encontro aquilo que é esperado (e não desejado) numa sociedade com uma politica tão desorganizada como a nossa.
O que antes era um ponto de partida para países mais desenvolvidos é hoje um Portugal que vê chegar gente de todos os lados.
Temos políticos carregados de boas intenções que aceitam acolher todas as vítimas das guerras como o povo timorense na altura em que a situação em Timor se tornou insustentável. Indivíduos de leste também para cá vieram quando as economias dos seus países se depararam com a crise.
Em todas as esquinas temos um restaurante ou uma loja chinesa. Sendo que estas ultimas vendem produtos contrabandeados e que podem ser vendidos a preços muito inferiores aos cá praticados porque não pagam impostos.
Houve, em tempos, rumores de que estava a ser pensado construir um bairro chinês em Lisboa tipo Chinatown. Era só mais uma província da máfia excelente para concorrer com a Pedreira dos Húngaros ou com a Cova da Moura.
Sinceramente parece-me que a ideia dos nossos governantes e a criação de guetos internacionais na periferia onde a policia tem que pedir licença para entrar
A população que habitava em barracas é realojada (e muitíssimo bem) mas, no centro de Lisboa??? E se a ideia e a integração dessas pessoas na sociedade porquê instala-las todas no mesmo sitio? E ao lado dos bairros sociais são construídos prédios de luxo direccionados uma classe social bem mais favorecida. Lisboa e só das cidades da Europa proporcionalmente mais cara em termos de habitação e andamos a oferecer direitos a casas a pessoas que não trabalham e que criam instabilidade social. Parece-me injusto pois sempre vivi em Lisboa e imaginando que depois de terminar o curso quero cá ficar não tenho as mesmas facilidades que qualquer pessoa da minha idade que viveu em barracas e provavelmente já me assaltou! Um tanto pessimista, não?
Atenção, não sou contra as pessoas, sou contra a falta de condições que temos para as continuar a receber. Não é um gesto muito bonito aceitar gente que no seu país de origem vive com poucas condições para lhe proporcionar uma vida igual ou ainda pior. Não somos altruístas nem bons samaritanos oferecendo aos nossos imigrantes uma vida sem dignidade!

Jagermusic.com - Bands, MP3s, Concerts, Photos, Videos, Recipes, and More