badge

terça-feira, junho 12

E o título de "Vida Real" vai para?!

Sras. e Srs. neste canto do ringue com incontáveis milhões de anos e de luvas vermelhas (apeteceu-me).. Vida "biológica" (se assim preferirem)!
E no canto oposto, já com umas décadas em cima, a candidata ao lugar de única vida: Vida virtual!!!
O relato do que se tem passado: A candidata ao título tem tirado sérios pontos à, até há muito pouco tempo, única forma de vida humana (excepto a falta de vida claro)! Se há uns anos atrás um chat como o Mirc proporcionava já conhecer e conviver com outras pessoas sem ser necessário sair do lar, hoje há mundos virtuais inteiros em que se pode criar toda uma vida. É a nossa amiga Vida virtual a evoluir a largos passos assumindo-se como a forte candidata que é. Falo claro do último salto evolutivo que ela deu, a Second Life. Não se deixem iludir os que pensam que é uma mera segunda vida conforme anuncia o título, em muitos casos este é o tipo de vida que as pessoas escolhem para si.
A vida virtual tem várias vantagens para muitas pessoas. Algumas delas parecem-me ser:
1. podem ser tal e qual como querem: mais altas ou mais baixas; mais magras, mais gordas ou mais musculadas; mudar a cor dos olhos, cabelo, pele; mais novas ou mais velhas...
2. podem expressar-se livremente: não há barreiras se não aquelas que metam a si mesmas;
3. podem recomeçar do Zero as vezes que queiram.

Dirão algumas das sras. e alguns dos srs. leitores que essas vantagens não são exclusivas da vida virtual, que a detentora do título também as tem: as pessoas mudam de cor de cabelo, bronzeiam-se, vão ao ginásio para emagrecer, comem mais se precisam engordar, mudam de sexo se não se sentem à vontade com aquele com que nasceram; exprimem as suas ideias e opiniões; às vezes têm mesmo de começar quase do Zero.
O complicado é que isso não se passa com toda a gente e a facilidade dessas tarefas não é igual para todos. A vida virtual oferece a vantagem de sermos outro instantaneamente! Sem dúvida uns pontos que tira à outra, no ver de "n" pessoas: não é preciso esperar, não é preciso "esforço".. é-se quem se tem no interior ou outra pessoa sem ser preciso mais que uns clicks no rato.
Sendo um mundo inteiro a Second Life tinha de ter coisas que demorem tempo e esforço a adquirir, nem tudo é assim tão instantâneo: é preciso trabalhar, passar tempo com os outros para os conhecer melhor, às tantas aparece aquela/e Avatar gira/o e perfeita/o para o/a nosso/a e queremos passar mais tempo com ela/e. É uma outra vida!
A questão que debati com uns amigos (beijos e abraços para vocêses) na semana passada é se não será uma vida real?! Este post é por causa disso.. Apesar de nunca ter experimentado a Second Life conoto-a como algo complementar. Para mim encaixa-se numa mesma categoria que o Hi5, o My Spaces ou até o velhinho Mirc.. e não vejo mal nenhum em serem veículos para conhecer outras pessoas, pelo menos num primeiro momento. Tenho os meus Hi5 e My Space, recebo e mando não sei quantos mails por semana, converso com os amigos no Msn, tenho bons amigos que conheci pelo Mirc, mas continua tudo a ser um mero complemento. No entanto, compreendo que hajam pessoas que só vêem aquela vida, que seja o ideal para eles. Até consigo compreender alguns porquês, mas ainda assim continua a fazer-me uma certa confusão.
Explico-me: Gosto de ver e estar com os meus amigos e conhecer outras pessoas, e do toque (o toque não é sagrado ou não tocaria, mas é extremamente importante); gosto do constante esforço nada esforçado de me tentar mudar, de tentar melhorar, todos os dias; dos meus concertos vividos aqui: com os eventuais saltos e a poeira que levanta, com os ouvidos a zumbirem depois, com dores musculares, com a garganta dorida e quase sem voz.. Cada um com o seu tipo de vida (eleja a sua para Vida Real), mas eu prefiro sem dúvida esta com tudo o que tem de mau e de bom.
Vamos a ver se um destes dias não sou parte duma minoria.. e se a candidata não levou a melhor à outra vida.

P.S. Desculpem a seca e isto ser tão grande, mas estava assim como que para o inspirado.

1 Comments:

At 12 junho, 2007 16:58, Blogger Olinda Dinis said...

Tu és é um xato :D
Eu não gosto das supostas "mentiras" nem da second life da net, para mim é só um complemento da minha vida, como o ginasio, faz parte do contacto com as pessoas, umas novas outras que já são amigas... Não fosse o virtual não te tinha conhecido, nem conhecia tanta gente importante para mim....

Beijoka

 

Enviar um comentário

<< Home

Jagermusic.com - Bands, MP3s, Concerts, Photos, Videos, Recipes, and More